quarta-feira, 30 de abril de 2008

Fábulas Inventadas

Competência: Registar o texto trabalhado, cuidando da sua apresentação gráfica, e integrá-lo em circuitos comunictivos.
Actividade: (4º ano) Escrever individualmente uma fábula e, após comentários dos colegas, reorganizar o texto escrito.

O GATO E O CÃO

Era uma vez um gato e um cão que viviam na mesma cozinha. O gato encontrou um bocado de queijo e disse ao cão:
- Fui eu que o encontrei primeiro!
O cão disse:
- Fui eu que o encontrei antes de ti.
O gato disse:
- Já encontrei uma ideia!
O cão disse:
- É para me dar o queijo todo para mim!?
- Não!... disse o gato.
- Então qual é? - perguntou o cão.
- Dou-te um bocado para ti e um bocado para mim.
- Está bem - disse o cão.
- Da próxima vez será para os dois - disse o gato.
- Aceito - disse o cão.
E eles fizeram sempre a mesma coisa.

Dinel– 4º ano


A VACA E A CADELA

Era uma vez uma quinta muito bonita que tinha flores, girassóis, lírios e rosas.
Um dia uma vaca disse para a cadela:
- Tu estás bem? Pareces um bocado estranha.
A cadela respondeu .
- Não, não estou estranha, porquê?
- Pareces doente, ou estás zangada.
E a cadela falou outra vez :
- Não estou doente nem zangada. E perguntou outra vez porquê.
Disse a vaca:
-Se não estás doente nem zangada, então o que tens?
E a cadela disse:
-É que eu vou para a cidade!...
Então a cadela despediu-se da vaca.
A vaca estava muito, muito triste porque elas eram tão amigas e agora iam separar-se.

Rita – 4º ano


O LEÃO E O GRILO

Era uma vez o leão que disse ao grilo:
- Eu sou o rei da selva.
- E eu sou o rei dos insectos – disse o grilo.
E o leão disse:
- Então vamos fazer uma guerra, concordas?
- Concordo – disse o grilo.
O grilo montou o seu exército e o leão também, todos eles arranjaram armas com explosivos e treinaram.
Chegou o dia da guerra e todos vieram.
- Ó grilo, acho que falta qualquer coisa – disse o leão.
- Também acho – dizia o grilo. -Ah! É o relógio!
Foi o leão buscar o relógio e pô-lo na árvore. Disse o leão:
- Às 15h30m a guerra começa – aconselhava o leão.
- Está bem. Ouviram o inimigo com pêlos!? – Dizia o grilo.
- Vais levar uma coça que até ficas a chorar! – Dizia o leão.
- Não faz mal, o meu irmão dá-te uma coça até ficas deficiente. – Dizia o grilo a sorrir.
Chegou a hora e todos lutaram. O leão e o grilo não morreram e lutaram, o leão acabou por se render por o grilo ser muito forte e vieram mais insectos, ele ficou com picadas, as abelhas picaram-no.
E o grilo transformou-se em rei mais poderoso do que o leão que agora era prisioneiro.
O grilo vivia num castelo bonito.

Xia – 4º ano


A FORMIGA E A JOANINHA

Era uma vez uma joaninha e uma formiga.
A formiga encontrou-se com a sua amiga joaninha.
- Olá amiga joaninha!
- Olá formiga!
- Queres um café quentinho?
- Quero!
- Como é que vai a tua vida?
- Bem!
- Gostei muito do café, mas tenho que me ir embora para o trabalho!
- Eu ainda fico um pouco a ver o jornal, depois vou para o trabalho também.

Cassandra – 4º ano


O FALCÃO TRABALHADOR, O TIGRE, O CÃO E O CAVALO

Era uma vez um falcão que trabalhava muito mais do que o tigre e o cão.
O cão só brincava aos saltos e não trabalhava para fazer a sua casa.
O falcão e o tigre trabalhavam para a sua casa ficar forte.
Num dia veio um furacão e o cão não tinha casa. O cão foi perguntar ao tigre se podia ficar na casa dele.
-Não, não podes porque não fizeste a tua casa - disse o tigre.
Depois o cão foi perguntar ao falcão e o falcão disse:
- Não, não podes porque só brincavas. Depois o cão disse:
-Eu ensino-te a correr rápido se me deres abrigo.
-Está bem, mas depois ensinas-me!
-Depois os três disseram ao mesmo tempo:
-Vamos construir uma casa muito forte.
-Depois veio um cavalo e disse.
-Também posso construir.
- O tigre disse:
-Está bem, podes.
-É só para nós os quatro.
-Então, vamos ao trabalho!

Gabriel – 4º ano


O PESO DA TARTARUGA

Era uma vez uma tartaruga que estava a falar com uma macaca e com o leão.
A macaca disse à tartaruga:
- Tartaruga, vais a correr?
- Não?
- Porquê?
- Porque eu tenho muito peso?
A tartaruga tinha peso de folhas.
O Leão disse à macaca:
-Macaca, por que é que não tens peso?
- Porque…porque eu não quero?
- E por que é que tu não queres?
A Macaca ficou calada um pouco de tempo, mas depois disse:
- Olha, é porque não há mais folhas.
Então o Leão ficou calado o tempo todo.

Diana – 4º ano


UM MACACO, UM CARANGUEJO E UM PANDA

Era uma vez um Macaco, um Panda e um Caranguejo que iam dar um passeio, mas o Panda estava muito doente e os amigos foram a casa dele.
A mãe do Panda disse-lhes:
- O Panda está doente.
- Mas ele não nos disse nada! - Disse o Macaco.
- Podemos ir vê-lo? - Perguntou o Caranguejo.
- Sim? - Disse a mãe do Panda.
Foram lá ao quarto dele, mas ele já estava a dormir.
- Não podemos falar com ele - disse o Caranguejo. Amanhã vimos vê-lo outra vez.
No dia seguinte o Panda já estava muito melhor. E os três foram dar um passeio, quando abriram a porta estava a chover e o Macaco pediu à mãe do Panda se podiam levar dois guarda-chuvas.
A mãe disse que sim. Foram dar um passeio até ao parque e o lanche foi um gelado.
- Quanto custam os gelados?
- São 15 euros.
Passados 50 minutos o Macaco disse:
- Querem jantar na minha casa?
- Sim!! - disseram os dois ao mesmo tempo.
Depois de jantarem foram brincar com legos.
No dia seguinte foram os três para a escola muito contentes.


Sofia – 4º ano


2 comentários:

Educação e Diversidade disse...

Gostei muito do vosso trabalho. Continuem assim.

fatimafraga disse...

São muito trabalhadores. Estão de parabéns. As fábulas são muito bonitas!